quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Á mesa com a União Fabril do Azoto

Se há coisa que as grandes empresas ainda hoje não podem dispensar é o seu refeitório próprio. Palco central de convivência diária onde os seus diversos departamentos se cruzam à mesa partilhando conversas e por vezes confidências. Acabado o repasto, cada um segue para os seus postos de trabalho, mas no refeitório a azáfama continua. Se uns partem, outros chegam famintos por uma refeição quente e por um pouco de descontracção. Quando por fim o movimento cessa, começa a melodia do tilintar dos batalhões de pratos, copos e talheres, prontos para a desinfecção e limpeza. 

Como é obvio à União Fabril do Azoto não faltavam refeitórios tanto em Alferrarede (1952) como no Barreiro (1962). Eu sei que à primeira vista, o título desta postagem pode parecer no minímo estranho, mas de facto hoje quero que imaginem que estavam sentados a almoçar no refeitorio da UFA - União Fabril do Azoto de Alferrarede. 

Conjunto de Sopa 






Conjunto de Refeição






Chávena de Café 



Infelizmente quanto á chávena de café, não consegui o seu pires respectivo... Pode ser que algum dia apareça por aí um perdido, pois de facto o conjunto completo daria logo um outro look! 

Esta louça foi fabricada pela, Sociedade de Porcelanas de Coimbra, conforme de pode observar na foto seguinte:



O faqueiro é em inox e como poderão ver com maior detalhe nas imagens abaixo, nos cabos dos talheres está la gravada a sigla da empresa: UFA 




Em termos de dimensões dos objectos, os pratos têm 24 cm de diâmetro, a colher e o garfo medem aproximadamente 20 cm e a faca 24 cm. 

E resta-me deixar aqui um obrigado muito especial ao meu amigo João Pauleta que há uns anos me ofereceu todo este espólio, que guardo com muito carinho. A chávena de café essa descobri-a noutras "guerras" e o guardanapo é da minha casa, tendo-o usado apenas como forma de adereço e embelezamento para dar o toque final de apresentação.  

Sem comentários: